Produtor
AINDA NÃO TEM NOME associação cultural
Breve Introdução
O Festival Theia emerge como um evento inteiramente dedicado às artistas, compositoras e intérpretes contemporâneas do país. Celebrando o acervo composicional feminino no jazz, apresenta líderes que se destacam não apenas como instrumentistas e intérpretes, mas também como compositoras e agentes ativas na realidade artística e cultural.
Da 3ª edição deste festival destacam-se a agenda de concertos com artistas nacionais e internacionais, jam sessions, conferências sobre “Estudos de Género e Jazz”, uma residência artística para ensemble feminino que interpreta obras encomendadas a mulheres compositoras, estreando-as no festival, com gravação e edição posteriores, bem como um estágio para estudantes de Jazz.
Para conhecer o programa completo, consulte: https://tml.cm-lousa.pt/evento/festival-theia/
Sinopse
A música composta para este trio explora o formato canção (sem palavras), procurando fundi-lo com a improvisação livre e a música de câmara. A escrita para flauta e violoncelo será tendencialmente mais contrapontística, com a guitarra portuguesa a desempenhar funções predominantemente harmónicas, mas a ideia é que cada instrumento desempenhe diferentes funções à medida que a música se desenrola: o violoncelo, por exemplo, ora funcionará como baixo, ora sobressairá enquanto solista. Os momentos de improvisação deverão proceder em estreita continuidade com a partitura, de modo a que a distinção entre o material escrito e o material improvisado não seja facilmente percetível, procurando-se, assim, um equilíbrio orgânico entre os vários elementos em jogo, predeterminados ou não.
Ficha Artística
Composição e coordenação
Nazaré da Silva
Interpretação
Mafalda Lemos (guitarra portuguesa)
Margarida Vieira (violoncelo)
Teresa Costa (flauta)
FESTIVAL THEIA 2025
Curadoria
Rita Maria
Co-produção
Ainda Não Tem Nome Associação Cultural
Projeto financiado pela República Portuguesa e Direção Geral das Artes
Preços
Preço geral: 10,00 €
Beneficiam de 20% de desconto:
- Menores de 30 anos;
- Maiores de 65 anos;
- Grupos de 10 ou mais pessoas;
- Cartão Municipal Sénior;
- Cartão Jovem
Beneficiam de 50% de desconto:
- Estudantes e professores de conservatórios, de academias e de escolas de artes e ensino superior de vertente artística.
Os bilhetes com desconto são pessoais e intransmissíveis, obrigando à apresentação do respetivo documento de identificação sempre que solicitado. Os descontos não são acumuláveis e os espetáculos sujeitos a descontos estão devidamente assinalados.
As entradas gratuitas são limitadas à lotação do espaço, mediante levantamento prévio de bilhete.