Promotor
EGEAC, Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural
Sinopse
NOVELO VAGO
Novelo Vago é um trio de música contemporânea constituído por Vera Morais, Teresa Costa e Inês Lopes. Seguindo as passadas de artistas que se interessaram por instrumentos alternativos, como John Cage, dedicam-se a escrever (e improvisar) música para instrumentos de brincar (como o toy piano), instrumentos que oficialmente não são considerados brinquedos, mas que claramente o são (como o flautim ou a melódica), e sex toys.
Uma boa parte do seu repertório centra-se na poesia de Adília Lopes, Paul van Ostaijen, Alexandre O'Neill e Gertrude Stein.
Prontamente apelidada de “punk erudito”, a música deste toy ensemble foi recebida calorosamente tanto entre as comunidades da música improvisada e experimental como pela nova geração da Neue Musik, cruzando linguagens e processos da música escrita com uma estética DIY e um forte sentido de performatividade.
Voz, instrumentos de brincar
Vera Morais
Flauta, flautim, instrumentos de brincar
Teresa Costa
Toy piano, melódica, instrumentos de brincar
Inês Lopes
JÖELLE LÉANDRE E CARLOS ZÍNGARO
Neste reencontro de dois dos maiores nomes da música europeia dos últimos 50 anos, Joëlle Léandre e Carlos Zíngaro reativam uma colaboração iniciada nos anos 1980 que frutificou em inúmeros concertos e numa discografia preciosa, inaugurada com o álbum a duo Écritures (1990).
Joëlle Léandre é uma contrabaixista versátil, compositora e improvisadora, tendo construído uma obra que atravessa fronteiras e géneros: da música erudita ao free jazz, passando por múltiplos domínios da criação experimental. Galardoada com o Lifetime Achievement Award do New York Vision Festival em 2023, colaborou com nomes incontornáveis como Merce Cunningham, Morton Feldman, John Cage, Giacinto Scelsi, Anthony Braxton, George Lewis, William Parker, Peter Kowald, Irene Scheiwzer, Steve Lacy e Bill Dixon.
Carlos “Zíngaro” traçou, em Portugal, um percurso paralelo ao de Léandre, marcado pela mesma interdisciplinaridade e pela constante fusão de estilos. Pioneiro na utilização de novas tecnologias na composição e na interação em tempo real, explorou as relações entre som e movimento. Trabalhou com figuras como Fred Frith, Richard Teitelbaum, Derek Bailey, Otomo Yoshihide, George Lewis e Christian Marclay. Ao longo dos anos, destacou-se também pelas suas criações para teatro e dança, nomeadamente como diretor musical do grupo de teatro Os Cómicos.
Estes dois artistas profundamente influentes na música contemporânea continuam a reinventar-se e a expandir territórios sonoros numa apresentação única no TBA.
Contrabaixo
Joëlle Léandre
Violino
Carlos “Zíngaro”
Preços
14 Eur.
Descontos
Não acumuláveis.
Os descontos não se aplicam a preços únicos.
Menores de 18 anos: Preço único de 3€
Menores de 25 anos: Preço único de 5€
Desconto 50%: Pessoas desempregadas, Profissionais da CML e empresas municipais (extensível a acompanhante)
Desconto 30%: Profissionais do espetáculo, maiores de 65 anos, pessoas com deficiência ou Surdas (acompanhante tem direito a bilhete gratuito)
Passe Cultura: Entrada gratuita para menores de 23 anos e maiores de 65 anos residentes no concelho de Lisboa em espetáculos com bilhete pago